Tomar os Desejos por Realidade:
50 Anos de O anti-Édipo
Pílula fria
Anne Sauvagnargues (Université de Nanterre)
Andrew Goffey (Nottingham University)
Brian Massumi (Université de Montréal)
Cíntia Vieira da Silva (UFOP)
Cristina Pósleman (Universidade Nacional de San Juan)
Daniela Voss (Universidade de Hildesheim)
Eduardo Viveiros de Castro (UFRJ)
J-P Caron (UFRJ)
John Protevi (Louisiana State University)
Larissa Drigo (USP)
Paulo Henrique Flores Cople (UFF)
Rodrigo Gueron (UERJ)
Rodrigo Nunes (PUC-Rio)
Suely Rolnik (PUC-SP)
Ulysses Pinheiro (UFRJ)
Anne Sauvagnargues
Professora da Universidade Paris X (Paris Nanterre); dirige, junto a Fabienne Brugère, a coleção “Lignes d’Art” pela Presses Universitaires de France (PUF), que publica obras ligadas ao campo da estética. É especialista na obra de Deleuze com produção no campo da estética, sendo autora de diversos artigos e livros publicados como Deleuze et l'art; Artmachines: Deleuze, Guattari, Simondon; Deleuze, l'empirisme transcendantal, La Nature, Comme des bêtes : Ours, chat, cochon et Cie.
Andrew Goffey
Professor associado da Universidade de Nottingham, onde trabalha no Centro de Teoria Crítica e Estudos Culturais no departamento de Cultura, Filme e Mídia. Seu trabalho se inscreve em campos variados, incluindo a relação entre filosofia, mídia, política e a modelação da cultura contemporânea pela tecnologia e pelos softwares, interessando-se também pela experimentação teórica. É especialista em filosofia francesa contemporânea, com ênfase em Deleuze e Guattari, e também se dedica ao estudo de Isabelle Stengers. É tradutor de textos filosóficos do francês para o inglês e, junto a Mathew Fuller, autor de “Evil Media” (MIT Press, 2012). Além disso, é autor de diversos artigos, como os recentes Pathic Subjetivation: Guattari’s Experiments with Contact Body and Society; L’effet Guattari; Guattari, Transdisciplinarity and the Experimental Transformation of Research e Automation anxieties and infrastructural Technologies.
Brian Massumi
Professor da Universidade de Montreal, com produção que abrange campos variados como filosofia, arte, política, arquitetura e estudos culturais. Seu trabalho também abrange uma variedade de filósofos como Deleuze, Guattari, Whitehead, Bergson, Spinoza, Isabelle Stengers, Peirce, William James. O professor Brian Massumi também é conhecido por seu ativismo político em causas antinucleares e no movimento ecológico. Além do trabalho como editor e tradutor, é autor de diversos livros, entre os quais alguns traduzidos para o português, como O que os animais nos ensinam sobre política e 99 teses para uma revaloração do valor, e outros em língua estrangeira, como A User’s Guide to Capitalism and Schizophrenia, Parables for the Virtual, Politics of Affect, Ontopower: Wars, Power and the State of perception.
Cíntia Vieira
Professora Associada no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto. É presidenta da Associação Brasileira de Estética e vice-diretora do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP. Tem experiência na área de filosofia, com ênfase em filosofia moderna e contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da diferença; o corpo como questão filosófica; corporeidade, imagem e suas implicações estéticas, ético-políticas e epistemológicas; teoria espinosista dos afectos. Publicou artigos nas revistas Dois pontos, Princípios, Cadernos espinosanos, Viso-Cadernos de estética aplicada, dentre outras. Pela Editora da Unicamp, publicou Corpo e pensamento: alianças conceituais entre Deleuze e Espinosa.
Cristina Pósleman
Doutora em Filosofia pela Universidade do Chile, professora e pesquisadora da Universidade Nacional de San Juan UNSJ. Dirige o Instituto de Expressão Visual pertencente à Faculdade de Filosofia, Humanidades e Letras (UNSJ). É membro do Comitê Acadêmico do Doutorado em Filosofia (Faculdade de Filosofia, Letras e Letras, UNSJ). Co-dirigiu o Projeto de Pesquisa “Modulações conceituais e categóricas. Crítica Pós-colonial / Filosofias Pós-estruturalistas ”(CICITCA - Instituto de Filosofia / FFHA / UNSJ - Período: 2018–2020). É membro da Rede de Estudos Latino-Americanos Deleuze e Guattari (REELD & G) para o desenvolvimento interdisciplinar do conhecimento em filosofia, estética e política, e também autora de capítulos de livros e muitos artigos tais como “Leituras fanonianas do Anti-Édipo”, “Palestinização do pensamento deleuziano”, “Notas para uma leitura micro do inconsciente colonial”, “O século do desejo” etc.
Daniela Voss
Professora Associada do Departamento de Filosofia da Universidade de Hildesheim, estuda as filosofias de Deleuze e de Guattari, assim como filosofia moderna, desde seu início até o pós-kantismo. Em seu Conditions of Thought: Deleuze and Transcendental Ideas, analisa a filosofia de Deleuze tomando como fio condutor, sobretudo, suas aproximações e seus distanciamentos com respeito à filosofia kantiana, assim como em relação ao idealismo posteriormente tributário do kantismo. Outros de seus artigos sob o viés deleuziano incluem “Deleuze’s Third Synthesis of Time” e “Simondon on the Notion of Problem: A Genetic Schema of Individuation”.
Eduardo Viveiros de Castro
Professor Titular de antropologia social na UFRJ. Membro da Equipe de Recherche en Ethnologie Américaniste do C.N.R.S. Professor-visitante em diversas universidades nacionais e internacionais. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais pela sua produção acadêmica, bem como o título de Doutor Honoris Causa pela Université de Paris Ouest Nanterre La Défense (2014) e pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (2019). Membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2019. É co-coordenador da Rede Abaeté de Antropologia Simétrica (NAnSi), baseada no Museu Nacional/UFRJ. Autor de artigos e livros de grande impacto na área da antropologia e das ciências humanas como Metafísicas Canibais; A inconstância da alma selvagem; a premiada tese de doutorado Araweté: os deuses canibais; Nativo Relativo e, em parceria com Déborah Danowski, Há um mundo por vir? Ensaios os medos e os fins, entre outros.
Jean-Pierre-Caron
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e instrutor do New Center for Research and Practice, é músico e estuda filosofia da linguagem, ontologia contemporânea e filosofia da música. Traduziu para o português, recentemente, o conjunto de textos Labor of the Inhuman, de Reza Negarestani, que defende uma interpretação do conceito de inumano a partir de certa abordagem do inferencialismo. É autor de artigos como “Art and the Suspension of Subjetcivity” e “Sellars e o aceleracionismo”.
John Protevi
É professor de Filosofia Francesa Contemporânea na Louisiana State University, sendo especialista nas obras de Michel Foucault e Gilles Deleuze. Possui também interesse nas áreas de Filosofia da Mente e Filosofia da Biologia, trabalhando na intercessão entre teoria dos sistemas dinâmicos, cognição, vida e ciências da terra. Ganhou diversos prêmios e honrarias pela sua atividade acadêmica como docente e pesquisador. É autor de artigos e livros como Edges of the State (Minnesota, 2019); Life, War, Earth: Deleuze and the Sciences (Minnesota, 2013); Political Affect: Connecting the Social and the Somatic (Minnesota, 2009), além de ser editor do Edinburgh Dictionary of Continental Philosophy (Edinburgh, 2005) e de sua edição norte-americana (Yale, 2006).
Larissa Drigo
Pós-doutoranda pelo departamento de Filosofia da USP e pela Universidade Paris I. Lecionou no Programa de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica PUC-SP, no Programa de pós-graduação da FESPSP e na graduação da ESPM. Tem trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais na área de letras e filosofia e participação em colóquios nacionais e internacionais nas áreas de letras, filosofia e psicanálise. Experiência docente em graduação na área de filosofia e na pós-graduação nas áreas de psicanálise e filosofia. Orientou trabalhos de pós-graduação em psicanálise. Atua nas áreas de filosofia, literatura francesa século XIX e XX, teoria literária e psicanálise. É autora de Desejos ingovernáveis: Rimbaud e a comuna de Paris e uma tradução de Uma estação no inferno, de Rimbaud.
Paulo Henrique Cople
Professor de Filosofia no Colégio Universitário da Universidade Federal Fluminense (COLUNI/UFF). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em história da filosofia moderna e contemporânea, filosofia política e ontologia, atuando principalmente nos seguintes temas e autores: ontologia, imanência, teoria política, modernidade, democracia, subjetividade, materialismo, individuação, Espinosa e Simondon.
Rodrigo Gueron
Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É membro efetivo do PPGARTES (Programa de Pós-Graduação em Artes) do Instituto de Artes da UERJ e membro colaborador do PPGFIL (Programa de Pós-Graduação em Filosofia) da mesma universidade. Autor dos livros Capitalismo, Desejo e Política. Deleuze e Guattari leem Marx; Da Imagem ao Clichê, do Clichê à Imagem. Deleuze, Cinema e Pensamento e autor de artigos em revistas sobre arte, filosofia e política. Em 2015 fez uma pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Paris Ouest Nanterre/La Defense em colaboração com a professora Anne Sauvagnargues, com tema “Arte e política no pensamento de Deleuze e Guattari”. É líder do grupo de pesquisa do CNPQ "Video, arte, Política e Pensamento". Também diretor, roteirista de cinema e vídeo, tendo dirigido os três curtas-metragens 750-Cidade de Deus, Clandestinidade e Eu estou bem cada vez melhor. Também dirigiu a série no Youtube Barra/Ódio/Amor, tendo sido premiado no Brasil e no exterior por sua produção audiovisual.
Rodrigo Nunes
Rodrigo Nunes é professor de filosofia moderna e contemporânea na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pesquisador da Faperj (Bolsa Cientista do Nosso Estado). É autor de Organisation of the Organisationless. Collective Action After Networks (Mute, 2014), Neither Vertical Nor Horizontal: A Theory of Political Organisation (Verso, 2021) e Do Transe à Vertigem: Ensaios sobre Bolsonarismo e um Mundo em Transição (Ubu, 2022), bem como de artigos em diversas revistas nacionais e internacionais, como Les Temps Modernes, Radical Philosophy, Crisis and Critique, Nueva Sociedad, South Atlantic Quarterly e Serrote. Foi professor visitante no Goldsmiths College, University of London, e na University of East London, e pesquisador visitante na Brown University, Estados Unidos.
Suely Rolnik
Professora Titular da PUC-SP, Membra do corpo docente e Professora convidada de várias universidades nacionais e internacionais. Foi pesquisadora convidada do Institut National d’Histoire de l’Art (INHA, Paris). Doutora em Psicologia Social (PUC-SP), obteve os seguintes diplomas na Universidade Paris-Sorbonne: Graduação e Mestrado em Sociologia, Filosofia, Linguística e Estudos ibéricos e Latino-americanos (Paris 8) e Graduação, Mestrado e Doutorado profissional em Ciências Humanas Clínicas (Paris 7). Sua investigação enfoca o regime de inconsciente colonial-racial-patriarcal-capitalista, suas políticas de subjetivação e suas formações no campo social, bem como a resistência nesta esfera, micropolítica, a partir de uma perspectiva teórica transdisciplinar e indissociável de uma pragmática clínico-estético-política. É autora de ensaios e livros publicados em vários idiomas, entre os quais Esferas da Insurreição. Notas para uma vida não cafetinada e, em coautoria com Félix Guattari, Micropolítica: cartografias do desejo, o conhecido livro que reúne e registra as comunicações e conversas da passagem de Guattari pelo Brasil no período da redemocratização.
Ulysses Pinheiro
Professor Titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica (PPGLM/UFRJ) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UERJ). Coordenador do GT Leibniz da ANPOF. Membro da Red Iberoamericana Leibniz (Universidad de Granada - Espanha) e do projeto Extending New Narratives in the History of Philosophy (Simon Fraser University - Canadá). Dedica-se a pesquisas nas áreas de história da filosofia moderna, política e estética. Além da organização de livros e publicação de artigos em revistas acadêmicas, é autor dos livros Descartes e o ódio à escrita e Política da eternidade. As transições em Spinoza (no prelo).